domingo, 15 de março de 2009

Rio de Janeiro




















O Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior e maior rota do turismo internacional no Brasil, funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.





Fonte: Wikipedia

Noite no Rio de Janeiro











Noite No Rio





O Rio de Janeiro é conhecido por sua noite vibrante e por sua incrível variedade de bares, shows e espetáculos, 7 dias por semana.
Não deixe de conhecer a Lapa , a região com certeza é o centro da Boemia carioca.
Se você prefere um lugar mais tranquilo, os Quiosques da Lagoa Rodrigo de Freitas são uma boa opção.








Praias Rio de Janeiro











Praias no Rio de Janeiro

Copacabana


Conhecida como a Princesinha do Mar, Copacabana é uma síntese da cidade do Rio. Impossível falar da praia sem falar do bairro. Com seus milhares de habitantes, Copacabana é um bairro com uma população bastante heterogênea. São ricos, pobres, famosos e desconhecidos que fazem a alma de Copacabana. A praia possui seis postos de salvamento que são ótimas referências geográficas. Sua faixa de areia é bastante longa (exceto próximo ao Posto 6), o que propicia a prática de diversos esportes. Na areia, o visitante pode encontrar diversos produtos a venda. Bebidas, comidas, protetores solares, bijuterias e cangas(toalhas para deitar na areia) estão entre eles. O mar costuma ser calmo com ondas pequenas, mas é bom evitar nadar para muito longe. No verão e, principalmente, nos fins de semana o número de freqüentadores aumenta consideravelmente. Vale a pena visitar o Forte de Copacabana no Posto 6, palco de eventos históricos do Brasil e sede do Museu Histórico do Exército.

Leme


O praia do Leme fica à esquerda de Copacabana e a fronteira entre as duas passa quase que por desapercebida. O Leme é uma extensão do bairro de Copacabana.


Ipanema


Este pedaço de areia ficou mundialmente conhecido pela música "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Assim como Copacabana, não se pode falar da praia sem falar do bairro. Ipanema, uma antiga vila de pescadores, é um berço cultural do Rio e, conseqüentemente, do Brasil. De lá vieram a moda de praia e grandes compositores que ajudaram a criar a Bossa Nova. Ipanema, em tupi-guarani, significa água perigosa. Apesar disso, o mar é bom para a prática de esportes aquáticos como surfe e bodyboard. Nas areias de Ipanema há com freqüência shows musicais gratuitos para o público, geralmente à noite. As mulheres bonitas são outra grande atração da praia.


Arpoador

Localizada entre Copacabana e Ipanema, o Arpoador possui atualmente uma faixa de areia muito curta. Não se esqueça de visitar as pedras do Arpoador, o local mais lindo para se apreciar o mar e o pôr-do-sol.


Leblon

A praia do Leblon é uma extensão à direita da praia de Ipanema. Não é tão freqüentada, mas a larga faixa de areia permite a prática de vários esportes. O Mirante do Leblon, localizado no extremo canto direito permite uma vista deslumbrante, principalmente quando o mar está em ressaca. Atenção: Devido a problemas de poluição, esta praia geralmente está imprópria para o banho.


Vidigal


Fica ao pé do Morro Dois Irmãos, junto ao Hotel Sheraton. Seu acesso é difícil e geralmente está poluída.
São Conrado/Pepino
Estas praias, uma ao lado da outra sofrem com a poluição constante. No canto direito o visitante pode fazer um vôo de asa-delta.


Joatinga



Praia de difícil acesso mas de grande beleza, uma vez que, embora esteja no meio da cidade, parece isolada do mundo. A faixa de areia é muito pequena no inverno e a praia só vale a pena ser freqüentada no verão, quando o sol permanece por mais tempo. Para chegar lá, o visitante tem que seguir de carro pela Estrada do Joá, como se estivesse indo para o clube Costa Brava (informe-se melhor na recepção de seu hotel). Ainda é preciso fazer uma pequena descida até a praia, caminhando sobre as pedras. Não é aconselhável para idosos, gestantes e deficientes físicos.



É a praia urbana de maior extensão no Rio de Janeiro. São quilômetros de praia que possibilitam a prática de esportes aquáticos (ideal para o windsurfe). No início, localiza-se a Praia do Pepê, ponto de encontro de pessoas jovens e mulheres bonitas. Pepê era o nome de um dos maiores atletas de esportes radicais do Brasil, morto num acidente de asa-delta. O mar da Barra costuma ser traiçoeiro e é bom ter cuidado. Vale a pena experimentar um dos sanduíches naturais da Barraca do Pepê.




Por ser continuação da praia da Barra, o Recreio possui as mesmas características.
Prainha - É a praia dos surfistas. Na Prainha o mar é excelente para a prática do surfe e a natureza no local é praticamente intocável.
Grumarí - Grumarí é um pouco maior e mais afastada do que a Prainha. É uma linda praia muito freqüentada por famílias.

Relevo Rio de Janeiro












A Cidade ocupa a margem ocidental da baía de Guanabara e algumas de suas respectivas ilhas (como Governador e Paquetá), e desenvolveu-se sobre estreitas planícies aluviais comprimidas entre montanhas e morros. A serra do Mar, rebordo do planalto Atlântico, ergue-se a noroeste, distando cerca de 40 quilômetros do litoral, e divisa a metrópole do interior.

A
Pedra da Gávea, uma das maiores elevações rochosas da cidade, é o maior bloco de pedra à beira-mar do planeta, com 842 metros de altitude.


O Rio de Janeiro está assentado sobre três grandes maciços: o da Pedra Branca, que atravessa a cidade no sentido leste-oeste (onde se encontra o ponto culminante do município, o pico da Pedra Branca, de 1.024 metros); o de Gericinó, ao norte (com o pico do Guandu, de 900 metros); e o da Tijuca ou da Carioca, sobre o qual irrompem morros e picos, alguns cobertos por exuberante vegetação, de grande interesse turístico: o pico da Tijuca (1.022 m), o Bico do Papagaio (975 m), o Andaraí (900 m), a Pedra da Gávea (842 m), o Corcovado (704 m), o Dois Irmãos (533 m) e o Pão de Açúcar (395 m), que se encontra à entrada da baía.

Seu litoral tem 197 quilômetros de extensão, inclui mais de 100 ilhas que ocupam 37 km², e desdobra-se em três partes, voltadas à baía de Sepetiba, ao oceano Atlântico e à baía de Guanabara. O litoral da baía de Sepetiba tem como único acidente geográfico de expressão a Restinga da Marambaia, e é arenoso, baixo e pouco recortado. O litoral da baía de Guanabara é recortado, baixo, abarca muitas ilhas (como a do Governador, de 29 km², local do Aeroporto Internacional do Galeão) e, em suas margens, situam-se o centro comercial e os subúrbios industriais. O litoral Atlântico expressa alternâncias consideráveis, apresentando-se ora alto, quando em contato com as ramificações costeiras dos maciços da Pedra Branca e da Tijuca, ora baixo, trecho pelo qual se estendem as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, todas integradas à paisagem urbana.
Fonte: Wikipedia